Dicas e Curiosidades

Mitos e verdades sobre as refeições congeladas

Será que os alimentos congelados são saudáveis? Posso consumi-los com segurança? Essas e outras dúvidas são comuns na hora de incluir esse tipo de alimentação na dieta. Práticas, as refeições congeladas são ideais para aqueles que priorizam uma alimentação saudável, mas não possuem tempo ou não gostam de cozinhar.

Para consumir esses alimentos congelados com saúde e segurança, confira alguns mitos e verdades sobre eles, que contam com toda a expertise da nutricionista e consultora da Leve e Pronto, Juliana Menegazzi:

  1. Refeições congeladas perdem os nutrientes dos alimentos.

MITO. As propriedades nutricionais, aroma e sabor podem ser mantidos por meio de métodos eficazes de embalagem e congelamento. Na Leve e Pronto, por exemplo, a técnica sous-vide, que consiste em um método que embala as refeições a vácuo, é utilizada, assegurando as qualidades nutricionais dos alimentos.

  1. Esses alimentos podem ser congelados novamente.

MITO. “Nunca congele um alimento que já foi descongelado!”, afirma a nutricionista. Isso porque além de o produto perder as suas características, como cor, aparência e sabor, ele também pode representar um risco à sua saúde.

  1. Os alimentos congelados devem ser transportados na temperatura certa.

VERDADE. Eles podem sim ser levados de um local a outro, desde que devidamente guardados em bolsas térmicas ou isopores com gelo. “É importante também que as instruções dos fabricantes sobre a temperatura de conservação, pois isso garante a qualidade do alimento congelado”, detalha Juliana.

  1. “Refeição congelada é tudo igual”.

MITO.  Tudo depende da qualidade dos alimentos, por isso, a importância de optar por refeições de empresas comprometidas com a qualidade. “Na hora das compras, opte por alimentos “caseiros” em relação aos industrializados, pois estes últimos geralmente contêm muitas calorias, sódio, gorduras e conservantes”, afirma a especialista.

  1. Alimentos congelados não devem ser descongelados em temperatura ambiente.

 VERDADE. O descongelamento deve ser realizado conforme a orientação do fabricante. Segundo a nutricionista Juliana Menegazzi, nenhum alimento deve ser descongelado em temperatura ambiente e, dependendo do produto, o ideal é que ele seja levado diretamente ao micro-ondas ou ao forno. “Em alguns casos, é recomendável que o descongelamento seja feito dentro da geladeira”, finaliza.

Segurança certificada

Para não comprar ‘gato por lebre’, busque por empresas que priorizem a segurança e a qualidade.

Essa é a missão da Leve e Pronto e prova disso é o reconhecimento conquistado com o prêmio “Top Qualidade Brasil”, concedido pela CICESP (Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo), que reconhece os esforços da empresa e comprometimento em relação à qualidade de suas ações e serviços e no desenvolvimento sustentável com responsabilidade social.

Para saber mais sobre os processos e cardápio da Leve e Pronto, acesse o site e fique por dentro da metodologia certificada da empresa!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *