Sem categoria

Peixe faz bem assim para a saúde mesmo?

Sabia que aumentar a ingestão de peixe pode beneficiar a sua saúde cardíaca, vascular e ajudar você a ter um envelhecimento saudável? Entre os benefícios do alimento, também está a perda de peso e a redução dos kilinhos a mais na meia-idade! Mas, muita gente ainda se pergunta: será que peixe faz mesmo bem à saúde? A resposta é mais positiva do que imaginávamos.

Afinal, os peixes oferecem ácidos graxos, que são fonte de energia para o organismo. Há duas classes de ácidos graxos essenciais: os ácidos graxos ômega 6 e os ômega 3. Encontrado principalmente em peixes gordurosos e de água profunda, como o salmão, o ômega 3 é recomendado para reduzir o risco de câncer, hipertensão, hiperlipidemia (distúbios hormonais) e doenças neurodegenerativas.

(Outros!) Benefícios do ômega 3 para a saúde

Estudos crescentes apontam também os benefícios do ômega 3 para a produção de efeitos antiinflamatórios, antitrombóticos e antiarrítmicos. As dietas enriquecidas com esse ácido graxo também estão associadas à redução da mortalidade cardiovascular, infarto do miocárdio e morte súbita.

Por isso, consumir mais peixe é um hábito associado à diminuição da incidência de doença arterial coronariana e mortalidade cardiovascular em vários estudos científicos. Um desses estudos de grande porte apontou uma significativa redução de morte cardíaca súbita associada à ingestão de peixe. Mais especificamente, o mínimo de uma refeição de peixe por semana foi relacionada a uma redução de 52% de morte cardíaca súbita.

Os peixes que são especialmente ricos em óleos benéficos ômega-3 são os chamados peixes azuis (de águas profundas e frias), como: salmão, salmonete, cavala, arenque, atum, sardinha, anchova ou manjuva, truta marinha, robalo, peixe espada, congro, cação. Cerca de 100g de peixe fornece 1 grama de ácidos graxos ômega 3.

Benefícios do óleo de peixe:

  • Pode diminuir os riscos de doença coronária;
  • Ajuda a manter o colesterol e a pressão sanguínea saudáveis;
  • Promove a saúde das articulações, do cérebro e da pele;
  • Apoio e suporta a resposta anti-inflamatória natural do corpo.

Outra boa notícia é que pesquisadores descobriram que o óleo de peixe transforma células de gordura armazenadas em células de queima de gordura, o que pode reduzir o ganho de peso na terceira idade. Segundo artigo divulgado na revista “Scientific Reports”, o óleo de peixe ativa receptores no trato digestivo, aciona o sistema nervoso simpático, e induz as células de armazenamento para metabolizar a gordura.

“A partir de pesquisas anteriores, tínhamos o conhecimento que o óleo de peixe fornece enormes benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do acúmulo de gordura”, relata Teruo Kawada, o autor sênior da pesquisa japonesa na publicação. Já se perguntou o motivo dos japoneses viverem mais? A resposta para isso pode estar no sushi!

“Há tempos que as pessoas dizem que os alimentos do Japão e do Mediterrâneo contribuem para a longevidade, mas a razão para tal está em debate”, acrescenta Kawada. “Agora temos uma melhor visão para a compreensão”, finaliza.

Peixe para reduzir danos musculares e envelhecer bem

Outros estudos anteriores apontaram que a suplementação de óleo de peixe reduz a dor muscular induzida pelo exercício (as famosas dores pós-treino!) e revisaram os marcadores de dano muscular. Em um artigo, foi sugerido que a ingestão dos ácidos graxos do óleo de peixe pode ser benéfica para neutralizar a inflamação induzida pelos exercícios de alta performance e durabilidade.

Mas as boas novas não param por aí: dois estudos novos associam os padrões de ácidos graxos poli-insaturados no sangue à integridade das estruturas cerebrais e das habilidades cognitivas, conhecidas por declinar no início do envelhecimento. Os pesquisadores checaram que os estudos acrescentam à evidência que a ingestão dietética de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 pode promover o envelhecimento saudável, mas pesquisas adicionais são necessárias para testar essa hipótese.

Com tantos benefícios e a chegada da Semana Santa, na Páscoa, a hora de passar a consumir mais peixe na sua dieta é agora! Por causa de seu custo geralmente mais alto, os peixes ainda são pouco consumidos no Brasil. Aproveite a nossa promoção exclusiva no Kit Só Pescados em março e turbine sua dieta com mais saúde e variedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *