Sem categoria

Consumo de vitaminas: essencial para o bom funcionamento do organismo

Energia, vitalidade e até boa aparência são alguns dos benefícios oferecidos pelas vitaminas. Sabia que elas não são produzidas pelo nosso organismo? Por funcionarem como “aditivos”, as vitaminas devem ser consumidas através da alimentação. Chamadas de substâncias reguladoras, elas cuidam da atuação de outros materiais e são auxiliares indispensáveis na produção de energia e reposição celular. Suas principais fontes são os ovos, a carne, principalmente de fígado, e os vegetais.

A falta ou excesso de vitaminas podem ocasionar problemas de saúde, por isso, a importância de uma dieta equilibrada e com acompanhamento nutricional. Fadiga, falta de energia e dores de cabeça, até doenças sérias como anemia, raquitismo, distúrbios hormonais ou de crescimento e raquitismo estão entre os problemas causados pela ausência de vitaminas no organismo. Os vegetarianos e as gestantes devem inclusive consumir suplementos vitamínicos recomendados por profissionais de saúde (na dúvida, um médico deverá ser consultado).

Os tipos de vitaminas

As vitaminas são divididas em dois grupos: solúveis em gordura ou água, e ambas podem ser encontradas em uma grande variedade de alimentos. Óleos vegetais e seus derivados, como cremes, leites e laticínios, fígado e peixes oleosos são excelentes fontes de vitaminas solúveis em gordura.

Já aquelas solúveis em água devem ser consumidas com regularidade, pois o corpo humano não é capaz de estocá-las. As frutas, vegetais e grãos oferecem esse tipo de vitaminas.  Para obter a quantidade ideal de vitaminas no organismo, é essencial manter uma alimentação saudável e balanceada, que oferecerá esses nutrientes.

Ingestão diária de vitaminas

Recomenda-se a ingestão de cinco porções de frutas e legumes por dia; porém, como a maioria das pessoas falha nessa missão, os médicos sugerem o consumo de multivitamínicos (pílulas que oferecem variedade de vitaminas de acordo com cada necessidade). Para evitar o consumo das pílulas, as refeições congeladas com toque caseiro são uma boa opção, em kits que oferecem pratos para longos períodos, como almoço e jantar.

Os idosos, por exemplo, devem aumentar o consumo de cálcio e vitamina D (encontrada no leite e em seus derivados), pois esses complexos ajudam a manter os ossos fortes e evitam fraturas. Já os vegetarianos devem ingerir bastante vitamina C, pois ela ajuda a balancear o consumo  de ferro. Refeições balanceadas, desenvolvidas por chef’s e nutricionistas, oferecem todas as vitaminas necessárias para o bom funcionamento do organismo com as quantidades ideais para cada dia.

Infográfico de vitaminas. Fonte: Blog da Mimis

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *