Dicas e Curiosidades

5 dicas para consumir alimentos congelados de maneira saudável

 

Embalagens da Leve e Pronto no freezer: congelamento à vácuo preserva o aroma, sabor e textura dos alimentos

O consumo de alimentos congelados continua rodeado de mitos e verdades, mesmo nos dias de hoje. Você sabia que é possível consumi-los de maneira saudável, sem perder as suas propriedades nutricionais, aroma e sabor? O segredo está no congelamento!

Medidas simples podem ajudá-lo a preservar esses alimentos, oferecendo praticidade e conforto na hora das refeições sem abrir mão da sua saúde e segurança. Confira as dicas da nutricionista e consultora da Leve e Pronto, Juliana Menegazzi:

refeicoes-embaladas-a-vacuo-da-leve-e-pronto1.Fique de olho na qualidade dos alimentos.

Escolha alimentos congelados de empresas comprometidas com a qualidade. Na hora das compras, opte por alimentos “caseiros” em relação aos industrializados, que geralmente contêm muitas calorias, sódio, gorduras e conservantes;

2.Transporte o seu alimento na temperatura certa.

O ideal é que o alimento congelado seja transportado nas mesmas condições e temperaturas até ser guardado no freezer novamente, pois somente dessa forma ele manterá sua qualidade e assegurará a segurança para a ingestão posterior. Uma boa dica é apostar nas bolsas térmicas e com gelo para preservar o alimento;

3.Não se esqueça: armazenamento correto é essencial.

Siga sempre as instruções dos fabricantes em relação à temperatura de conservação, pois isso garante a qualidade do alimento congelado.

4.Nunca descongele os alimentos em temperatura ambiente.

Realize o descongelamento conforme a orientação do fabricante. “Nunca descongele nada em temperatura ambiente e, dependendo do produto, o ideal é que ele seja levado diretamente ao micro-ondas ou ao forno”, recomenda a nutricionista. Em alguns casos, é recomendável que o descongelamento seja feito dentro da geladeira.

5.Evite novos congelamentos.

Nunca congele um alimento que já foi descongelado, pois, além de o produto perder as suas características, como cor, aparência e sabor, ele também pode representar um risco à sua saúde.

“Atualmente, o mercado de alimentação, cada vez mais vasto, oferece muitos produtos congelados, que, em sua grande maioria, não são produtos saudáveis. Geralmente, esses alimentos são ricos em sódio, gorduras, calorias e conservantes, o que faz com que grande parte da população associe os alimentos congelados com uma alimentação de baixa qualidade nutricional”, esclarece a profissional.

Porém, o que acontece se tivermos alimentos selecionados e de alta qualidade, um processo de preparo, embalagem e congelamento adequados? “Certamente, teremos um produto de alta qualidade”, detalha Juliana. “Quando os alimentos são manuseados da forma correta do início ao fim do processo produtivo, a perda de nutrientes é mínima, pois o congelamento favorece a sua conservação, além de facilitar o dia a dia das pessoas que buscam uma alimentação variada, saudável e prática”, explica.

De acordo com Juliana, os alimentos congelados podem sim ser aliados de uma alimentação saudável. “Basta escolheremos os alimentos certos e de empresas comprometidas com esse objetivo”, finaliza.

É o caso da Leve e Pronto! Você já conhece os nossos produtos? 

Participe da discussão

  1. Pingback: Viaje e curta o feriado em sair da dieta com pratos congeladas – Blog Leve e Pronto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *