Dicas e Curiosidades

Super alimentos para turbinar o cérebro

Para aumentar a disposição e até a memória, a alimentação é a chave para obter o melhor do seu cérebro

Que uma boa alimentação é indispensável para a saúde do corpo, não é novidade para ninguém. Cada vez mais, a boa forma física e a prevenção de doenças como diabetes e pressão alta podem ser encontradas nos hábitos alimentares. Porém, será que o cérebro também demanda esses cuidados?

Segundo os neurocientistas, a resposta é sim. Afinal, o cérebro deve ser constantemente relembrado de que mora em um corpo saudável, que oferece todos os aspectos de oxigenação nutricionais para o seu bom funcionamento.

A máxima “coma bastante frutas e legumes”, que vem sendo repassada por gerações de mães para filhos nunca fez tanto sentido, já que os nossos neurônios simplesmente adoram os nutrientes contidos nesses alimentos.

Do estomago ao córtex: alimentos para o seu cérebro

  • Para as provas: pimenta chile.

O vegetal aumente o estado de alerta do organismo com o benefício de não oferecer a insônia e a agitação propiciadas pelo consumo de cafeína. Tanto as pimentas adocicadas quanto as fortes oferecem também doses altíssimas de vitamina C, que são essenciais para o bom funcionamento das células nervosas. De acordo com um estudo divulgado na revista Human and Clinical Nutrition, ingerir frutas ricas em vitamina C melhora o humor em seis semanas.

  • Para a inteligência, peixes marinhos, nozes e ovos.

Por apresentarem alta concentração do ácido graxo ômega 3 especializado, o DH dos peixes impulsiona a facilidade de aprendizado e de reter o conhecimento. Esses peixes são indicados para estudantes em geral, principalmente crianças em idade escolar; assim como as nozes, que também possuem esse benefício, e os ovos. Por conterem colina, matéria-prima fabricante do neurotransmissor que fazem a comunicação entre as células, os ovos ajudam a acelerar a memória.

  • Para a alegria e o bom humor: chocolate!

Muita gente costuma melhorar drasticamente de humor após consumir doces. E a ciência explica, já que os chocolates, por exemplo, melhoram o estado de alerta do organismo, “acordando” o nosso organismo o e oferecendo uma sensação de bem-estar.

  • Para a memória, batatas!

Grande parte da energia do nosso corpo é consumida pelo cérebro, que absorve cerca de 20% das calorias ingeridas por um adulto – esse número é ainda maior no caso das crianças. Os níveis saudáveis de glicose auxiliam a formação das memórias, de acordo com pesquisas publicadas pela revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews. Por isso, manter um nível adequado de glicose no sangue ajuda a estabilizar o fluxo de energia para o cérebro; e os alimentos ricos em amido, como as batatas, oferecem uma fonte de energia constante.

  • Para alimentar bem o seu cérebro com praticidade: Leve e Pronto!

Não é preciso gastar muito tempo pensando nas filas do supermercado, no transito, no fogão e na louça suja após o preparo das refeições. É só lembrar que a Leve e Pronto oferece refeições congeladas saudáveis com toque caseiro no conforto da sua casa e com todos os nutrientes que o seu organismo e seu cérebro adoram!

No nosso site, você pode montar a sua refeição com os seus alimentos preferidos ou optar por kits e pratos personalizados de acordo com o seu estilo de vida. Essa é a opção de alimentação que combina a inteligência oferecida pelos peixes e melhora o seu humor como o chocolate 😊

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *