Dicas e Curiosidades

No Outubro Rosa, veja quais alimentos ajudam na prevenção do câncer de mama

Criado nos anos 90 nos Estados Unidos, o Outubro Rosa é uma campanha que visa reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o tipo mais comum da doença em mulheres no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), anualmente ocorrem cerca de 57.960 novos casos de câncer de mama, com um número aproximado de 14.388 óbitos em decorrência deste tipo de câncer.

O consumo de alimentos saudáveis e fresquinhos é recomendável em todas as dietas balanceadas e, para a prevenção do câncer, não é diferente. Na hora das refeições, o ideal é que o prato seja o mais colorido possível, já a diversidade de cores garante a variedade de nutrientes e vitaminas.

Confira algumas dicas de alimentação para a prevenção do câncer:

Alimentos que ajudam no combate ao câncer de mamaVai uma uvinha aí?

Estudos já provaram que os flavonóides, presentes na uva, podem ajudar a retardar o crescimento de células malignas no organismo. Porém, nada de abusar do vinho tinto com a desculpa de que ele faz bem para a saúde: afinal, o excesso de álcool prejudica todo o metabolismo, o que fragiliza a imunidade.

Brócolis poderoso!

O sulforano, presente nos brócolis, elimina substâncias por meio do estímulo das enzimas do corpo. Além dos brócolis, outros vegetais que também reproduzem esse efeito são o repolho e a couve-flor e o consumo recomendado é de meia xícara dos alimentos por dia.

Aceita uma romã?

De acordo com uma pesquisa divulgada na revista Cancer Prevention Research, da Associação Americana para Pesquisa sobre Câncer, as romãs podem ajudar a prevenir o câncer de mama. Os pesquisadores analisaram a interação dos compostos do fruto com a enzima aromatase, que é fundamental para o surgimento de células cancerígenas e é a responsável pela produção de estrogênio, e concluíram que a romã inibe a sua ação.

Inclua a cenoura na sua dieta.

Segundo um estudo da Harvard School of Publick Health, nos EUA, a cenoura auxilia a prevenção do câncer de mama. O estudo acompanhou 12 mil mulheres, 5.700 com câncer de mama e 6.300, saudáveis, como grupo de controle. Os pesquisadores constataram que o consumo de duas porções diárias do vegetal reduz o risco que a doença seja desenvolvida em até 17%. Entretanto, de acordo com a pesquisa, a porcentagem só pode ser atribuída a mulheres na pré-menopausa. O beta caroteno da cenoura pode ser o responsável, já que ele protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres.

Frutas vermelhas, como a amora e a framboesa, possuem fitonutrientes anticancerígenos, as antocianinas, que evitam a formação de novos vasos sanguíneos e retardam o crescimento de células pré-malígnas. Além disso, os alimentos também são excelentes fontes de vitamina C, flavonoides e fibras, que colaboram no funcionamento do organismo.

 

woman-eating-salad-activelife-e1443006406495Bônus: dicas extras!

Para potencializar ainda mais a sua dieta, opte pelos alimentos naturais e frescos, aumentando o consumo de frutas, verduras e legumes, leguminosas e cereais integrais. Além disso, procure ingerir as hortaliças cruas e, caso elas necessitem de cozimento, opte pelo vapor e evite deixar os alimentos por muito tempo sob a ação do calor ou na água em ebulição.

Evite os produtos industrializados, ricos em químicas como corantes, conservantes e aromatizantes, bem como os enlatados, temperos prontos e as frituras e alimentos gordurosos, embutidos e defumados, como as carnes gordas, a salsicha, a linguiça, os queijos gordos, a maionese, a manteiga e o leite integral.

Caso precise de uma forcinha para incrementar a sua alimentação de maneira saudável, é só contar com a Leve e Pronto! Nossos chefs e nutricionistas desenvolveram um cardápio completo de refeições fresquinhas e saudáveis para otimizar a sua rotina e ajudá-lo a manter a saúde em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *