Dicas e Curiosidades

Conheça a dopamina, a molécula da motivação, e inclua o foco na dieta

Manter o foco e a motivação para os treinos durante o dia a dia é um dos principais desafios dos adeptos do estilo de vida fitness. Afinal, para que os resultados sejam mantidos, o autocontrole é um dos principais companheiros dessa jornada, pois qualquer deslize pode acabar com tudo o que já foi conquistado. Você sabia que existe uma molécula, a dopamina, que traz motivação?

Trata-se de um neurotransmissor que impulsiona a produtividade no organismo, auxiliando o alcance dos objetivos. Isso ocorre porque a dopamina é a responsável pelo sistema de prazer e recompensa e permite que as horas de felicidade e euforia sejam incentivadas.

Porém, sem a dopamina, o organismo alcança o efeito reverso, ficando sem foco, com apatia e até mesmo depressão. Os sintomas de deficiência de dopamina são a fadiga, procrastinação, mudanças de humor, baixa libido, incapacidade de concentração e falta de entusiasmo pela vida.

Consequentemente, aqueles que possuem doses baixas de dopamina no organismo também apresentam baixo consumo de energia, o que culmina em uma dependência de açúcar, cafeína e alimentos ricos em sódio e gordura. Para conseguir manter a energia durante o dia, os organismos com baixa dopamina abusam de cafeína e de alimentos gordurosos, prejudicando o bom funcionamento do corpo e os resultados dos treinos e da dieta.

Como a dopamina é gerada a partir do aminoácido tirosina, derivado da fenilalanina, uma dieta rica em tirosina irá garantir a produção da molécula da motivação. Ela pode ser obtida em todos os alimentos de origem animal, bem como nas amêndoas nozes, maçãs, abacates, bananas, beterrabas, o cacau, o café, o feijão e a farinha de aveia, entre outros. Para garantir esses alimentos no seu dia a dia, conte com a Leve e Pronto!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *