Dicas e Curiosidades

Ansiedade? Veja quais alimentos podem ajudar a reduzir os sintomas

Batimento cardíaco acelerado, dificuldade de concentração, insônia… os sintomas da ansiedade são clássicos e costumam desequilibrar o organismo e, consequentemente, a rotina. Mesmo as atividades mais básicas acabam sendo afetadas por essa angústia.

Você sabia que a alimentação pode ser uma grande aliada no combate à ansiedade? “Vitaminas do complexo B, que ajudam a produção de serotonina, substância relacionada ao humor e à sensação de bem-estar, principalmente, a B9 e a B6, ajudam a reduzir a ansiedade”, detalha a nutricionista e consultora da Leve e Pronto, Juliana Menegazzi.

Além disso, a vitamina C também é importante no combate à ansiedade. “Ela ajuda a reduzir a secreção do hormônio liberado em situações de estresse”, explica.

Alimentos indicados para combater a ansiedade: saiba onde encontrar as vitaminas necessárias

refeicao-carneVitaminas como a B9, podem ser encontradas em carnes vermelhas, vegetais de folhas escuros, farelos de trigo, leite, aveia e arroz integral, por exemplo. Já a vitamina B6 pode ser encontrada na banana, no bife de fígado, salmão e frango cozidos, avelãs, suco de ameixa e tomate, castanhas, espinafre cru e na melancia.

As frutas cítricas concentram grandes quantidades de vitamina C, como a laranja, o limão, a acerola, kiwi, morango, maracujá e o abacaxi. De acordo com a consultora, todas essas frutas podem ser consumidas in natura, como um lanche intermediário entre as refeições, e, também, como sobremesas.

Porém, assim como certos alimentos ajudam a reduzir a ansiedade, outros também podem impulsionar o seu crescimento no organismo. “O alto consumo de açúcar está relacionado ao aumento da ansiedade e da falta de concentração”, afirma Juliana. Evite o consumo de doces e alimentos industrializados e aposte em refeições com toque caseiro, como as da Leve e Pronto!

“Uma alimentação balanceada é essencial para que o nosso organismo se beneficie das propriedades nutricionais dos alimentos”, finaliza a especialista.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *