Dicas e Curiosidades

Alimentos antienvelhecimento? Conheça os antioxidantes

Você é o que você come, certo? Agora, imagine se você pudesse retardar o envelhecimento e proteger o seu corpo de certas doenças? Isso é possível com o consumo dos chamados alimentos antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento das células e a retardar males como o câncer e problemas cardíacos.

Esses alimentos combatem os radicais livres e auxiliam na boa saúde do organismo, de acordo com pesquisas recentes. Para obter os seus benefícios, eles devem ser inseridos na alimentação diária. Entre os antioxidantes, estão os vegetais verdes folhosos, em especial, as ervas aromáticas. Segundo os profissionais da nutrição, os benefícios desses alimentos são melhor aproveitados quando eles são ingeridos in natura.

Frutas e verduras em geral são alimentos ricos em vitaminas antioxidantes, como a A, C e E. Encontrado no tomate, o licopeno e os polifenóis, que podem ser achados em chás, azeite, suco de uva e frutas oleaginosas são substâncias capazes de combater os radicais livres. Entretanto, é importante lembrar que o equilíbrio entre os oxidantes e os antioxidantes é que fazem a manutenção da boa saúde do organismo.

Caso haja um desequilíbrio entre essas substâncias, combinado com o excesso de radicais livres formados, acontece o estresse oxidativo. Ele prejudica as células e os tecidos e pode impulsionar o envelhecimento precoce e de diversas doenças. Para entender mais esse processo, não deixe de se consultar com um nutricionista.

Veja os principais compostos antioxidantes encontrados nos alimentos:

Alimentos CarotenoidesPolifenois: os flavonoides e o resveratrol são alguns dos principais integrantes desse grupo. Eles podem ser encontrados nas alfaces roxas, nos chocolates, couves, canela, azeite, orégano, espinafre, chá, rúcula, uva, banana, brócolis, goiabada, vinho tinto, gengibre, nozes e cravo

Vitamina E: ela previne também o mau colesterol causado pela oxidação da LDL. Pode ser encontrada em avelãs, óleo de peixe, sementes e nozes.

Vitamina C: age também nutrindo e protegendo as células de danos causados pelos oxidantes e podeser achada em: laranja, abacaxi, kiwi e morango.

Carotenoides: o licopeno e o betacaropeno pertencem a este grupo, que pode ser encontrado em: cenoura, tomate, frutas vermelhas, abóbora, damasco, beterraba, pitanga, mamão, batata-doce e manga.

Agora que você já sabe dessas informações, que tal colocá-las em prática na sua alimentação? Com a correria do dia a dia, você nem sempre pode conseguir comprar e preparar as suas refeições saudáveis em tempo hábil. Para isso, conte com a Leve e Pronto: no nosso site, você encontra diversos kits para dietas específicas, pratos prontos e pode montar a sua própria refeição com alimentos saudáveis e fresquinhos. A sua saúde agradece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *