Dicas e Curiosidades

Alimentação na terceira idade requer diversidade, baixo teor calórico e inclusão de fibras

Alimentação na Terceira IdadeManter uma alimentação saudável e balanceada é essencial em todas as fases da vida. Entretanto, com a chegada da ‘melhor idade’, aos 60 anos, esse cuidado se torna ainda mais necessário, já que os mais velhos possuem necessidades nutricionais específicas para o bom funcionamento dos ossos e, principalmente, para a prevenção de doenças como hipertensão, colesterol alto e outras complicações como o sobrepeso.

O comprometimento do olfato e do paladar nessa faixa-etária também acaba resultando no desinteresse por doces e salgados, bem como a redução da produção de saliva, que pode dificultar a mastigação e a deglutição. Todos esses fatores impactam significativamente na qualidade e quantidade dos alimentos, além da preocupação com as infecções alimentares, que se tornam mais frequentes nessa fase da vida.
Confira algumas dicas para que a alimentação na melhor idade não caia na mesmice, mantendo o mesmo sabor e interesse para os mais velhos:

  1. Alimentação na melhor idadeNão pule refeições.

É altamente recomendável que pelo menos três refeições, como café da manhã, almoço e jantar, sejam realizadas, além de dois lanches saudáveis diariamente. Pular as refeições faz com o que o corpo estoque gordura, o que incentiva o aumento de peso e pode causar fraqueza. Elas devem ser realizadas de três em três horas, em pequenas porções.

  1. Aposte no consumo de cereais e verduras.

O ideal é que os mais velhos consumam seis porções do grupo de cereais, como milho, trigo, arroz, pães e massas, diariamente, além de tubérculos como aipim e batatas, optando por grãos integrais e alimentos in natura. Além disso, pelo menos seis porções de verduras e legumes também devem fazer parte das refeições, em conjunto com três ou mais porções de frutas nos lanches e sobremesas.

  1. Consuma bastante proteínas, mas retire as gorduras.

Todos os dias, inclua na sua dieta três porções de leite e de seus derivados, e uma porção de aves, carnes, peixes ou ovos. O ideal é que a gordura aparente das carnes e a pele das aves seja retirada antes mesmo da preparação.

  1. Limite o consumo de sódio e gorduras.

Para diminuir a quantidade de sal na comida, utilize temperos naturais, que valorizem o sabor dos alimentos, como cheiro-verde, cebola, alho, ervas secas ou frescas e, até mesmo, suco natural de frutas, como limão ou laranja. Além disso, limite o consumo de óleos vegetais, manteiga, margarina e azeite a no máximo uma porção por dia.

  1. Evite alimentos industrializados.

Ricos em gorduras, conservantes, açúcares, sódio e corantes, esses alimentos diminuem a absorção de nutrientes pelo corpo, dificultando o bom funcionamento do metabolismo. As bebidas alcoólicas também não são recomendadas, já que o álcool pode interagir com os medicamentos, diminuindo os seus efeitos, além de reduzir os reflexos e conter uma grande quantidade de calorias. Caso a mobilidade esteja prejudicada para as compras e preparo dos alimentos, uma boa opção é apostar na internet e em empresas como a Leve e Pronto, que oferecem refeições saudáveis sem que os idosos precisem sair de casa.

A alimentação saudável e balanceada, aplicada em conjunto com a prática de exercícios físicos, impacta diretamente na sua qualidade de vida e longevidade. Afinal, cada vez mais, a chegada da idade não é mais considerada um impeditivo para que os mais velhos prossigam suas atividades sem interrupções, sejam elas de lazer ou negócios.

Para passar mais tempo de qualidade com os netinhos, passear, namorar, ou mesmo fazer aquele curso ou a viagem dos sonhos, é importante que a sua saúde esteja em dia. Cuide bem de você e aposte na sua longevidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *