Dicas e Curiosidades

Alimentação leve no Carnaval garante pique para a folia

Época de folia, confete, purpurina e bloquinhos de rua, o feriado de Carnaval também é uma oportunidade de viajar e conhecer novas pessoas e culturas. Mas em meio a tanta agitação, como manter a energia para aproveitar a diversão com disposição? “É recomendável a ingestão de alimentos que sejam fontes de carboidratos, preferencialmente, integrais, como cereais, grãos e massas”, indica a nutricionista Juliana Menegazzi, consultora da Leve e Pronto.

O café da manhã deve ser reforçado para garantir o bem-estar durante o feriado. “Ele deve conter leite, pão integral, cereais, queijo ou ovo e frutas como manga, mamão, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão, que são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. Além disso, elas também auxiliam na desintoxicação do fígado”, recomenda.

Alimentos gordurosos e álcool em excesso devem ficar de fora da folia

Leves e práticos, os omeletes são ideais para a alimentação no feriado

Leves e práticos, os omeletes são ideais para a alimentação no feriado

Para manter a saúde em dia durante uma das épocas mais animadas do ano, a nutricionista recomenda que os alimentos muito  gordurosos sejam evitados, pois eles prejudicam a digestão e ainda podem causar mal-estar durante a folia. “Além disso, as refeições  ricas  em sódio aumentam a retenção de líquidos e elevam a pressão arterial e também devem ser evitadas”, afirma.

O ideal é que os alimentos sejam leves e de preferência, naturais. A hidratação também não pode ser esquecida: o álcool é outro item que  deve ser consumido com moderação, pois além de prejudicar o organismo, acelera o processo de desidratação.

Segundo Juliana, os sinais de desidratação requerem atenção, como boca seca, sonolência, redução da produção de urina, pele seca, dor de cabeça, tonturas e pressão baixa. “Os foliões devem beber muita água e sucos antes, durante e depois das comemorações”, recomenda.

Para contar com refeições saudáveis com toque caseiro durante o feriado, conte com a Leve e Pronto. Você pode montar o seu prato ou optar por kits e refeições prontos, que podem ser levados em bolsas térmicas até mesmo para o seu destino de Carnaval. Aproveite a folia enquanto cuidamos da sua alimentação para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *