Dicas e Curiosidades

Praticar atividades físicas sem orientação profissional é perigoso?

Cuidado: lesões e fraturas fazem parte dos riscos à saúde em se praticar atividades físicas sem orientação

Uma alimentação saudável, aliada com a prática de exercícios físicos, são medidas recomendadas a todos que desejam levar uma vida equilibrada. Entretanto, a prática de atividades físicas sem a orientação profissional pode ter o efeito oposto, prejudicando a saúde de quem se arrisca sozinho. Para largar o sedentarismo sem riscos, é importante contar com o apoio de quem sabe o que está fazendo.

Segundo especialistas, as articulações são as primeiras a sofrer com a prática de atividades físicas sem orientação de um profissional. Outros riscos são a tendinite e até problemas mais graves, como cardíacos e de pressão arterial.  Há ainda perigos para pessoas hipertensas ou diabéticas e o riscos de fraturas ou lesões musculares. Para evitar esse se outros problemas, é imprescindível que o aluno busque orientação médica antes de começar a se exercitar.

Assim, o especialista poderá saber o estado físico e as condições do aluno. Medindo a pressão e os batimentos cardíacos, o profissional conhece o perfil de cada um, o que costuma ser complementado com uma conversa e exames de como colesterol e triglicérides, entre outros. Medidas simples como esse tipo de consulta evitam problemas de saúde no futuro e oferecem segurança para a prática de exercícios físicos.

Certas atividades físicas como musculação e aeróbicos precisam de prescrição, por isso, é importante que o professor converse com o aluno antes e entenda suas necessidades – antes de definir as séries de exercícios, os objetivos do aluno devem ser levados em conta: será que ele quer quer emagrecer, ganhar massa muscular ou a definir musculatura?

Alimentação adequada diminui os riscos

Outros riscos de se praticar atividades físicas sem a orientação de um profissional são dores de cabeça, cansaço excessivo, insônia e estresse. Esses perigos aumentam ainda mais quando a alimentação não é adequada aos treinos, já que a prática de exercícios físicos exige uma dieta indicada por profissionais como chef’s e nutricionistas, que saberão as quantidades de vitaminas e nutrientes são ideais para a sua saúde.

Falta de tempo ou de organização não são mais desculpa para se alimentar mal e prejudicar seus objetivos. Aposte em refeições congeladas com toque caseiro especificamente desenvolvidas para quem pratica atividades físicas, como o Kit Fitness, Light, e Pré e Pós-treino que otimizam ainda mais os seus esforços e ajudam você a conquistar os seus objetivos sem sacrifícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *