Dicas e Curiosidades

Perder peso com saúde envolve escolhas inteligentes e redução de calorias pobres

Emagrecer de forma definitiva e com saúde. O desejo de muita gente que vive de dieta requer comprometimento e, principalmente, a mudança de hábitos alimentares, que envolvem escolhas inteligentes para uma alimentação saudável, alinhada com a perda de peso.

A prática de atividades físicas também é uma importante aliada para o emagrecimento com saúde, assim como um cardápio variado, com pratos que diversifiquem a rotina sem burlar a dieta. Dessa forma, é possível sim perder peso sem prejudicar o metabolismo. Confira outras dicas para manter o corpo saudável e em forma:

1. Mantenha uma dieta saudável

Para muitos, pode até parecer óbvio, mas não custa reforçar a importância de manter hábitos alimentares saudáveis. Dessa forma, o organismo obtém os nutrientes e vitaminas necessários para se adequar à perda de peso. Afinal, somente uma pessoa bem nutrida consegue emagrecer e manter o novo peso.

O cardápio ideal deve conter alimentos energéticos, de cinco a nove porções de massas, cereais e pães, preferencialmente integrais; bem como alimentos reguladores, com cinco porções de hortaliças e de três a cinco frutas, e alimentos construtores, com porções de laticínios (no máximo três), uma ou duas de ovos e carne e leguminosas.

2. Aposte em alimentos ricos em fibras

Por oferecer uma sensação de saciedade, eles ajudam a espantar a fome por horas e auxiliam no emagrecimento saudável. Os principais alimentos ricos em fibras são: cereais integrais, como arroz, centeio, aveia, trigo e cevada, frutas, leguminosas como grão de bico, ervilha, lentilhas e legumes e verduras. Sementes como linhaça, chia e de abóbora também são fontes de fibras.

3. Não comece o dia em jejum

Com exceção de dietas acompanhadas por nutricionistas esportivos, sair de casa em jejum nunca é uma boa ideia. Após horas de sono, o corpo precisa de um bom café da manhã para trabalhar, pois começar o dia comendo bem auxilia a acelerar o metabolismo e, consequentemente, obter mais energia para as atividades do dia.

Além do café da manhã, o corpo deve se manter ativo com o consumo de pequenas porções ao longo do dia. Afinal, comer também é um ato psicológico, que envolve emoções e socialização; e o consumo regular de alimentos ajuda a espantar a gula.

4. Evite alimentos e bebidas industrializados

Pequenas trocas no dia a dia já fazem toda a diferença na balança e na saúde. O consumo de águas e chás sem açúcar no lugar de bebidas gaseificadas, além de açúcar mascavo ao invés de açúcar branco e adoçantes, e de refeições sem adição de sódio e de gorduras são recomendados. Afinal, aqueles que possuem o hábito de consumir bebidas industrializadas com altos índices de açúcar possuem 70% a mais cintura do que os que não bebem essas bebidas regularmente, segundo um estudo feito pela Associação Americana de Diabetes que durou duas décadas com 750 pessoas acima de 60 anos.

5. Consuma alimentos que você gosta

Perder peso não precisa ser um sacrifício. É claro que para emagrecer é necessário cortar ou diminuir alimentos como frituras e doces gordurosos, porém dificilmente o novo hábito alimentar será mantido sem incentivos. Inclua seus alimentos preferidos na dieta ou restrinja o seu consumo, adequando o cardápio com os seus objetivos.

Já para perder peso com dietas específicas como vegetariana, Sem Glúten e com diversidade de refeições saudáveis, sem sódio ou gorduras, veja outras opções de alimentos aqui.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *