Dicas e Curiosidades

Mitos e verdades sobre o glúten

Vilão da dieta ou aliado da alimentação saudável? Saiba mais sobre a proteína

Seja pela intolerância ou pela dieta, cortar o glúten da alimentação é uma medida rodeada de polêmica. Encontrada em grãos como cevada, trigo aveia, o consumo da proteína deve ser restrito apenas com acompanhamento nutricional.  O primeiro grande mito do glúten é exatamente a sua propriedade, já que, por estar presente em diversos alimentos ricos em carboidrato, ele acaba confundindo com o nutriente; porém, o glúten faz parte do time das proteínas.

Confira outros mitos e verdades sobre o glúten:

1.Glúten faz mal à saúde.

MITO. O acesso à informações equivocadas pode levar ao entendimento de que o glúten faz mal para todos, porém a proteína é maléfica apenas para quem apresenta intolerância ou alergias ao seu consumo. Aqueles que não se enquadram nessas categorias podem manter o glúten na dieta, com uma alimentação saudável e balanceada.

2. Dieta livre de glúten emagrece.

MITO. O que acontece – e pode gerar esse entendimento de que cortar o gluten da dieta emagrece – é que a restrição à proteína, consequentemente, acaba também restringindo diversos alimentos calóricos que levam o glúten em sua composição, como pães, massas, bolos, torradas e bebidas alcoólicas como a cerveja.

3. O glúten pode ser consumido de maneira saudável.

VERDADE. Os alimentos com menor índice glicêmico são os mais indicados para uma dieta balanceada e saudável, como os produtos integrais (macarrão, bolo e pão, por exemplo) e com outros ingredientes mais saudáveis, sem adição de sódio ou gorduras saturadas.

Entre as diferenças da doença celíaca e da intolerância ao glúten, está a resposta autoimune do organismo que ocorre nos casos da primeira. Os sintomas desencadeados são a diarreia, desnutrição, danos à parede do intestino e má absorção. Já nos casos de intolerância ao glúten, também conhecida como sensibilidade, está a  também a má absorção e sintomas intestinais que apresentam melhora com a retirada do glúten da alimentação.

Porém, é importante reforçar que o consumo da proteína, de forma balanceada, não é maléfico à saúde. Afinal, o excesso de qualquer alimento gera instabilidade no organismo, e a palavra chave para a saúde é o equilíbrio.

Glúten free

Se você não consome glúten ou deseja diminuir o consumo da proteína na dieta, a Leve e Pronto tem a opção dieta para a sua alimentação! Agora, oferecemos também refeições sem glúten*, com o mesmo sabor, qualidade e segurança de todas as nossas refeições.

*Alguns alimentos podem conter traços de glúten, por serem manipulados no mesmo ambiente dos demais ingredientes.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *